Bom dia, minhas alforrecas fluorescentes.
Já antes desta pandemia do Covid-19 começar, eu tinha começado a fazer alguns exercícios matinais para reduzir o stress e ansiedade, e a verdade é que tem resultado. Desde que comecei, sinto-me com mais energia, menos cansada e mais relaxada.
A minha profissão, médica veterinária, é uma actividades essenciais no país, por isso continuo a ir trabalhar com horário reduzido e precauções extra. E nesta altura, torna-se ainda mais importante tomarmos conta de nós próprios: do nosso corpo e da nossa mente.
Existem algumas coisas que podemos fazer não só para estimular o sistema imunitário, mas também para preservarmos a saúde mental (tanto daqueles que estão de quarentena em casa como aqueles que continuam a trabalhar na linha da frente contra este novo desafio).
Yoga é uma das práticas que podemos adoptar no nosso quotidiano, já que podemos praticar a partir de casa (existem imensos videos na internet), não é necessário equipamento especial e tem imensos benefícios para a nossa saúde:
- Aquece os músculos
- Acalma a mente
- Aumenta a circulação sanguínea
- Estimula o sistema imunitário
- Energiza e tonifica todo o corpo
- Fortalece e liberta a tensão dos músculos
- Óptimo exercício cardiovascular
- Regulariza a frequência respiratória
- Promove a digestão
- Melhora agilidade e flexibilidade
Antes de começar, era uma pessoa muito ansiosa, o que fazia com que acordasse de manhã quase sempre com dores de estômago e/ou naúseas. Comecei por tomar ao pequeno-almoço óleo essencial de peppermint, o que já ajudou significativamente, mas meditar um pouco, o parar para respirar e sentir aquilo que o nosso corpo precisa foi o factor determinante na melhoria da minha saúde mental.
Deixo-vos então uma das hipóteses do exercício do SUN SALUTATION / SAUDAÇÃO AO SOL / SURYA NAMASKARA.
0 comentários